O Regime Militar no Brasil e a censura na Música Popular Brasileira (e no Rock Gaúcho).
Numa época onde as ‘demo tapes’ proliferavam sem a preocupação da regra, para que fossem lançados os discos teriam que cumpri-las. Das ‘demo-tapes’, podemos mencionar a coleção da VORTEX, incluindo a banda Os Cascavellettes, coletâneas de punk rock, Kadafi, Justa causa, ORTN, por exemplo, apresentavam suas criticas ‘bem diretas’ ao governo. No entanto, algumas canções ‘passaram batidas’ e se livravam do ‘crivo policial’ e outras chamavam a atenção das autoridades e teriam que ser estampadas no disco, não rodar as musicas nas rádios ou em público – algo que a Ipanema nem sempre obedecia. O texto a seguir é uma adaptação de outros para ilustrar o período. Comparando com as datas de lançamento dos discos de Rock Gaúcho, é possível saber quem teve que ‘dar explicações na policia’.
Em 2 de abril de 1964, os militares, derrubaram o governo de João Goulart e tomaram o poder. Sob o pretexto de ‘redemocratizar o país, limpando-o da escória, como comunistas e outros seres pensantes’ (possíveis ameaças à ditadura), inaugurou-se um período de terror (e vergonha) nas terras tupiniquins.
Um grupo que se destacou na luta contra a opressão foi o dos artistas: atores, músicos, cineastas, artistas plásticos, poetas, escritores, e cada um contribuía com o que melhor sabia fazer, questionando os fatos e informando a população, apesar de censurados pelos órgãos opressores. (foto 1)
Na década de 60, a censura tentou calar quem tinha algo a falar. Os documentos referentes à censura de letras musicais, guardados na coordenação regional do Arquivo Nacional em Brasília, equivalem a 597 metros de papéis enfileirados.
O Rock Gaúcho dos anos 80 também teve suas ‘canções censuradas’. Bandas como Os Replicantes, Os Garotos da Rua, Os Eles, o Nei Lisboa entre outros, bem como a ‘recordista de canções censuradas’ Banda de Banda (foto 2). Nestes casos, registros do compacto – clássico – ‘Xis Galinha’ e uma faixa ‘Com Caína’, da coletânea Rock Garagem.
Ilton, produtor da banda ‘Os Eles’ nos relatou que seguidamente estava na PF, solicitando a liberação de músicas da Banda, pois estava atrasando o lançamento do disco.
Somente no dia 03 de agosto de 1988 é celebrado o fim da censura no Brasil. Essa data remete ao dia em que a Constituição foi outorgada.
Sendo assim, após esta data, as letras não passavam mais pela ‘censura’.
Da Redação do Relicário.