Recorte de jornal sobre o espetáculo ‘Viva a Gorda’ que começou no Bar Ocidente, estava no Jornal do Brasil. A cultura de origem gaúcha esta sendo destacada ‘no Brasil’, algo que até então eram eventuais e/ou esporádicas.
Aqui um pouco sobre desta trajetória no Bar Ocidente, com destaque ao espetáculo.
A primeira peça, em 1984, foi A Marquesinha, com texto de Carlos Palombini, tendo Patsy Cecato, Renato Del Campão e João Carlos Castanha no elenco. Meses depois de aberto, o rumo do Ocidente acabou mudando. A primeira banda a se apresentar lá foi a Eureka. Depois, seguiram-se grupos seminais da música gaúcha, como TNT, Os Replicantes e Os Cascavelletes.
Nos anos seguintes, o Ocidente tornou-se recorrente locação de filmagens, principalmente de videoclipes. Fiapo diz que toda semana chegam solicitações de bandas – “A maioria nem conheço” – para gravar seus vídeos no salão principal. Confira algumas:
Artes cênicas
O espetáculo Viva a Gorda marcou a história do Ocidente no final da década de 1980. O show da atriz Eliane Steinmentz simulava um programa de auditório, com entrevistas e atrações artísticas. O sucesso das três sessões foi tanto que o espetáculo acabou indo para o Teatro Presidente. A tradição teatral se manteve: no final dos anos 2000, o bar recebeu peças teatrais mensalmente.